24 setembro 2010

Entrevista com Fumito Ueda, o diretor de The Last Guardian

Não, infelizmente não fui eu quem fez a entrevista, não tenho esse poder nas mãos. Mas! Eu traduzi a entrevista para todos os meus compatriotas que não mandam muito bem no inglês.
A entrevista foi feita para o Blog Oficial PlayStation por Sid Shuman. Se você sabe inglês leia aqui a original.

Sid Shuman: Como você descreveria The Last Guardian para uma pessoa que nunca o tenha visto antes?

Fumito Ueda, diretor, The Last Guardian: Não é um jogo de animais de estimação, mas temos um animal vivo no jogo. Eu descreveria como um jogo de aventura, no qual você joga com este animal.

Sid: Você vai controlar o garoto, Trico (o animal do jogo) ou os dois?

Fumito: Você só pode controlar o garoto.


Sid: O que você pode nos dizer sobre o garoto? Ele já tem um nome? Ele está em uma busca ou algo do tipo?

Fumito: O garoto não tem um nome... ainda. O objetivo do garoto é escapar do lugar que você vê no trailer.

Sid: A julgar pelo vídeo, Trico parece ter muita força em situações de combate. Temos aqui um elemento de combate em The Last Guardian. Como isso funciona?

Fumito: Como você pôde ver no trailer, Trico é capaz de derrotar um inimigo com um golpe. Então, nesse sentido, ele funciona como uma espécie de guardião. Mas o menino não é capaz de derrotar os inimigos por sí mesmo. Isso está relacionado aos elementos do gameplay.

Sid: O que você pode nos contar sobre os inimigos que nós vimos no trailer de The Last Guardian? No trailer, eles parecem desmoronar como estátuas...

Fumito: Eu não posso lhe dar qualquer detalhe sobre os inimigos. Mas eu vou te dizer que eles não estão agindo totalmente fora de suas próprias intenções.

Sid: Trico é a única criatura daquele tamanho no mundo de The Last Guardian?

Fumito: Novamente, eu não posso te dar informações específicas. Mas pode haver algo parecido lá fora...

Sid: Shadow of Colossus ficou conhecido pelo seu sistema de controles fora do comum. The Last Guardian vai seguir a mesma linha nos seus controles, ou vai ser mais "familiar" para os players?

Fumito: O método de controle e o layout dos botões não foi definido ainda, porquê não leva muito tempo para modificar o esquema de controle. Mas porque estamos usando o tema de animal para The Last Guardian, eu também quero que jogadores casuais experimentem este jogo. Então, eu quero so controles mais simples que antes.

Sid: Muitos jornalistas da área de jogos - e até mesmo o artigo na Wikipédia - descreveram Shadow of The Colossus como um dos melhores exemplos de jogos como uma forma de arte. Como você se sente como isso? Você concorda com isso?

Fumito: Estou feliz com isso, eu estou lisonjeado. Mas eu me pergunto a qual parte eles se referem quando fazem esse comentário, isso é arte. Qual parte eles estão olhando? Porque eu acho que é possível torná-lo ainda mais artístico. Mas porque é um jogo de video game estas possibilidades foram um pouco abafadas - é um jogo. Então, eu estou interessado em saber que parte, exatamente, eles se referem como arte.

Há jogos lá fora muito mais artísticos que Shadow of The Colossus. E eu pessoalmente acredito que seria possível torná-lo muito mais artístico. Por assim dizer.

Sid: Que outros jogos você acha que representam um bom argumento para jogos de vídeo game como uma forma de arte?

Fumito: Eu acho que depende de como você define arte, é claro. Mas em uma concepção japonesa de arte, que nos leva a entender que é algo complexo, difícil de se entender. Ou algo único ou incomum.
Então dada esta definição de arte, talvez seja um pouco prejudicial nomear qualquer título.

Sid: Você estava perguntando porquê muitas pessoa nomeiam Shadow of The Colossus como um exemplo de arte. Acho que muitas pessoas responderiam que é porque os jogadores (ou players/gamers, etc) começam a simpatizar com os Colossos.

Fumito: Então, isso faz você pensar - Eu entendo.

O que podemos extrair daí, de informações sobre The Last Guardian
Só podemos controlar o garoto.
O garoto precisa escapar do lugar que vimos no trailer.
O garoto não pode derrotar os inimigos, e Trico têm de protegê-lo matando assim os inimigos.
Os inimigos são como estátuas, mas não são de todo modo fantoches.
Trico pode não ser a única criatura gigante do mundo de The Last Guardian.

É isso aí, até o próximo post aqui no blog PlayCast.

0 Opiniões:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010 Playcast Games
Design Original por Dzignine | Baseado no tema de Nekoji